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EM DEFESA DO MODELO BRASILEIRO DE PUBLICIDADE

O CENP, Conselho Executivo das Normas-Padrão, é uma entidade de ética, com atuação nacional, criada em 1998 por entidades representativas de Veículos de Comunicação, Agências de Publicidade e Anunciantes, para assegurar e difundir melhores práticas comerciais e defender o Modelo Brasileiro de Publicidade.

 

A “Constituição” do CENP são as Normas-Padrão da Atividade Publicitária, documento que reúne as diretrizes e recomendações da entidade, fundadas nos princípios da autorregulação, seguindo assim uma tradição de décadas da publicidade brasileira. 

O CENP defende o Modelo Brasileiro de Publicidade, centrado na ação das agências full service, por entender que é o que melhor atende aos interesses dos anunciantes, dos veículos de comunicação e da sociedade como um todo, ao proporcionar uma fonte de financiamento pulverizada à liberdade de expressão, à independência da imprensa e à difusão de entretenimento, cultura e educação, além de maximizar os efeitos da publicidade como alavancador da economia.

importância/significado da associação de todas as entidades para a formação do CENP

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Entidades mantenedoras

Entidades aderentes e conveniadas

Para ser uma Entidade Aderente, é necessário enviar uma solicitação de adesão, com o compromisso com as Normas-Padrão e Estatutos Sociais do CENP.

Envie a minuta preenchida para: juridico@cenp.com.br

As principais atividades do CENP ao mercado são:

  • Certificado de Qualificação Técnica para Agências de Publicidade
  • Banco de Informações de Mídia
  • BUP – Banco Único de Lista de Preços
  • CENP-MEIOS
  • Credenciamento de Pesquisa de Mídia

Nossa história

Confira os momentos marcantes da história do CENP e da autorregulação comercial da atividade publicitária.

Quem faz o CENP

Confira nossos órgãos, conselhos e comitês.

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CENP em números

Agências certificadas

0

Veículos associados

0

Estudos de mídia credenciados

0

Entidades Mantenedoras

0

Entidades Aderentes e conveniadas

0

Painéis publicados CENP-MEIOS

0

Organismos

0

Grupos de trabalho

0

Voluntários

0

Nossos compromissos de Conduta Ética

Este documento foi elaborado como resultado de uma série de reflexões internas dos gestores e empregados da entidade e tem por objetivo estabelecer as bases de conduta no desempenho de funções e nas relações pessoais e funcionais.

Contas Auditadas

O CENP mantém suas contas auditadas regularmente por auditores independentes. Elas são acompanhadas pelos membros do Conselho Fiscal que as aprovam anualmente para então serem submetidas à Assembleia Geral, nos termos dos seus Estatutos Sociais.

BDO
BDO Trevisan
Deloitte
Deloitte
PWC
PWC
KPMG
Grant Thornton
Grant Thornton
1999 - 2009
2010
2010 - 2014
2015
2016 - 2019

Dúvidas frequentes sobre o CENP

Quais são a missão, visão e valores do CENP?

Missão

O CENP, como entidade de ética comercial, se dedica a fomentar a livre e leal concorrência, auxiliando na compreensão e incentivando a conformidade (compliance) à normas legais e de autorregulação, pilares do modelo brasileiro de negócios da publicidade. Historicamente fundado nas melhores práticas, promove ambiente ético, seguro, transparente, sustentável e de elevado padrão de qualidade, por meio do convívio respeitoso e participativo dos agentes econômicos em seus organismos, considerados fóruns permanentes para atualização das Normas-Padrão da atividade publicitária e solução de conflitos éticos.

Visão

Ser reconhecido como um centro de informações e referência sobre as melhores práticas de relacionamento comercial e fórum permanente de governança e de solução de conflitos éticos para anunciantes, agências e veículos com base nas Normas-Padrão da atividade publicitária, sempre respeitando a lei.

Valores

  • Ética
  • Transparência
  • Harmonia

Quais entidades fundaram o CENP?

O CENP foi fundado em 1998 por 8 entidades nacionais representativas dos principais agentes econômicos do mercado publicitário brasileiro. 

Representando os anunciantes: ABA – Associação Brasileira dos Anunciantes

Representando as Agências de Publicidade: ABAP – Associação Brasileira das Agências de Publicidade e FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda 

Representando os Veículos de Comunicação: ANJ – Associação Nacional de Jornais, ANER – Associação Nacional dos Editores de Revistas, ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ABTA – Associação Brasileira de Televisão por Assinatura e Central de Outdoor.

Qual é a base jurídica do CENP?

O CENP exerce, em nome do mercado publicitário, a fiscalização de que trata a Lei 4.680/65, que regulamentou a atividade publicitária no país. Esta fiscalização é exercida pelo CENP através da exigência de cumprimento dos dispositivos das Normas-Padrão da Atividade Publicitária, documento que reúne todos os dispositivos legais relacionados com a publicidade e as normas, atualizadas, nascidas, como Código de Ética, no I Congresso Brasileiro de Propaganda, realizado no Rio de Janeiro, no ano de 1957.

Compliance

Desde 2014 as Normas-Padrão incorporaram os conceitos de compliance, de forma a amplificar a transparência nas relações entre a entidade e Anunciantes, Agências de Publicidade e Veículos de Comunicação.

Para saber mais sobre compliance no CENP e nas Normas-Padrão, leia o livro publicado em 2014: Compliance na Publicidade: Compliance e proposições éticas na autorregulação da publicidade. O livro foi traduzido para o inglês (página 59) e espanhol (página 117).

Como posso saber mais sobre o Modelo Brasileiro de Publicidade?

Criamos uma série de publicações com o objetivo de disseminar informações relevantes para o ambiente brasileiro de autorregulação ético-comercial, existente em razão das Normas-Padrão da Atividade Publicitária.

Confira os documentos:

Confira também os vídeos que tratam sobre o tema:

O CENP apoia instituições filantrópicas?

Sim. Atualmente o CENP apoia duas instituições filantrópicas:

Instituto Helena Florisbal - IHF

Hospital Cruz Verde

Como ser uma instituição filantrópica apoiada pelo CENP?

DIRETIVAS DE APOIO À INSTITUIÇÕES FILANTRÓPICAS

Estas diretivas têm por objetivo estabelecer os parâmetros para o apoio aos serviços desenvolvidos por instituições filantrópicas de reconhecido cunho social, em atividade de captação para o desenvolvimento de seus programas, conforme previsto nesta política de apoio a instituições filantrópicas e Resolução 04/19 – Apoio à Instituições Filantrópicas, ambas aprovadas pela Diretoria Executiva e Conselho de Administração e Governança do CENP.

Esta iniciativa também contribui para a disseminação de suas atividades na área publicitária, âmbito de atuação do CENP, como também na sociedade em geral.

Para solicitar apoio, preencha o formulário e envie para juridico@cenp.com.br ou por correspondência ao endereço: Avenida Paulista, 2073, Horsa II, 6º andar – CEP: 01311-940, São Paulo/SP.

As entidades interessadas deverão observar as seguintes premissas:

  • Ser pessoa jurídica sem fins lucrativos, devidamente registrada, e que conte com auditoria externa independente;
  • Apresentar documentação que comprove atuação regular no terceiro setor, tais como Declaração de Utilidade Pública (federal, estadual ou municipal) e o de Entidade Beneficente de Assistência Social, adquirido no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS);
  • Ter, no mínimo, 05 (cinco) anos de existência regular e ilibada atuação benemerente;
  • Apresentar informações sobre o trabalho desenvolvido e informações sobre Diretoria, tempo de existência, objetivo social, número de assistidos ou entidades atendidas, estrutura física disponível (empregados registrados, contratados, voluntários, etc., origens de sua receita (doações), além do último balanço;
  • É indispensável a leitura dos Estatutos Sociais do CENP e das Normas-Padrão da Atividade Publicitária para a formulação do pedido de apoio, declarando ciência em termo que faz parte integrante do Formulário, indicado no item 1 destes termos;

O CENP apoiará, até 03 instituições, a cada biênio. Após o período mencionado, a instituição interessada poderá solicitar a renovação do apoio, concorrendo com as demais entidades solicitantes naquele período.

As instituições que cumprirem essas premissas e sejam homologadas/aprovadas pela Diretoria Executiva, receberão o apoio correspondente à utilização dos recursos de comunicação do CENP para a divulgação dos seus trabalhos junto ao seu público-alvo e a população em geral;

O apoio do CENP não implicará em qualquer tipo de contribuição financeira.

Todo o conteúdo para a divulgação deverá ser, previamente, analisado pelo CENP, respeitados seus objetivos sociais e seu programa de integridade.

São Paulo, 09 de maio de 2019.

Aprovada pela Diretoria Executiva em 23/04/19 e Conselho de Administração e Governança em 09/05/19.

Confira os documentos na íntegra sobre o CENP

Confira os as notícias sobre o CENP

Certificado de Qualificação Técnica para Agências de Publicidade

Banco de Informações de Mídia

BUP - Banco Único de Lista de Preços

CENP-MEIOS

Credenciamento de Institutos de Pesquisa de Mídia