Painel 2019

FONTE

217 AGÊNCIA PARTICIPANTES – PAINEL 2020 / JAN A SET

O QUE É O SISTEMA
CENP-MEIOS?

É uma ferramenta que, utilizando dados de origem comprovada, mede o tamanho do investimento nacional em mídia. Substitui no mercado o projeto Intermeios, iniciativa pioneira do Grupo M&M em colaboração com veículos de comunicação. O CENP-Meios, mantida a confidencialidade absoluta dos dados fornecidos por agências, já conta com informações de mais de 200 agências de publicidade do país certificadas pelo CENP (lista integral abaixo). Como subproduto, os dados fornecidos eletronicamente, e não armazenados porque são descartados na medida em que o sistema os recebe, possibilita ao CENP a classificação das agências para o cumprimento de compromissos técnicos de que trata o Anexo A das Normas, constituindo por outro lado, insumo importante para todo o trabalho desenvolvido pelo Comitê Técnico de Mídia – CTM. O CENP-Meios é mais uma ferramenta a ser utilizada por anunciantes e suas agências nos seus planejamentos de marketing e comunicação e para os veículos na análise de sua participação no mercado publicitário.

Qual é o organismo responsável por acompanhar
a implantação do Sistema CENP- Meios?

O CTCM – Comitê Técnico CENP-Meios, formado por representantes de Agências, Veículos e Anunciantes, é o organismo de apoio técnico ao Conselho Superior das Normas-Padrão do CENP, relativo ao tema CENP-Meios, sendo este último o colegiado responsável pela implantação do sistema e seus desdobramentos. Conheça os representantes em www.cenp.com.br/sobre-o-cenp/comite-cenp-meios.

Todas as Agências
estão participando?

Neste momento, participam agências dos grupos 1 ao 8 (referência ao Anexo “A”), que possuem condições técnicas necessárias para implementação, com suporte das empresas de software, AdSolutions, Publi, VBS, Microuniverso e IClips.

Qual a fonte primária dos metadados enviados
pelas agências ao CENP-Meios e por quê?

É o PI faturado pela agência, considerando a competência do mês de faturamento, ou seja, aquele que cumpriu seu ciclo desde a contratação até o efetivo faturamento pela agência. Na quase totalidade das contratações, este ciclo (entre veicular e faturar) se encerra imediatamente após o mês da veiculação, no entanto, há casos em que este ciclo se conclui tardiamente, podendo demorar meses, por diversas razões, ocasionando que o CENP-Meios receba estes metadados em datas posteriores ao fechamento de um período de determinado painel. Sempre que esta situação é identificada o Conselho Superior é informado e delibera pela atualização ou não dos dados anteriormente publicados. O faturamento do PI é a conclusão do negócio, é a autorização de pagamento que ocorre depois da efetiva veiculação da mídia. Por essa razão, utilizando o PI faturado, o sistema garante maior assertividade dos dados de investimento do mercado publicitário, uma vez que dificilmente ele sofrerá alguma alteração.

Como ocorrerá a totalização e quais dados serão disponibilizados ao Sistema
CENP-Meios?

Os metadados são enviados ao CENP-Meios mensalmente através do sistema da Agência (com atraso de 3 meses). Por meio de uma rotina em seus sistemas, um operador autorizado pela Agência solicita a criação de um arquivo em formato XML criptografado (sistema a sistema) e que posteriormente é transmitido aos servidores do CENP, apenas e exclusivamente com informações extraídas somente dos PI’s de compra de mídia faturada pelas Agências, totalizados por:

Período de veiculação;
Praça/mercado de Veiculação e UF;
Meio;
Agência;
Valor total faturado¹

Não são enviados quaisquer dados individualizados de PI’s ao CENP-Meios e não há qualquer “intervenção” do sistema CENP-Meios nos sistemas das Agências, o trânsito dos dados é inverso, ou seja, são os sistemas das Agências que alimentam o sistema CENP-Meios. Estando todos os dados de acordo com as Normas-Padrão da Atividade Publicitária, a agência é certificada. Em caso de indeferimento, há possibilidade de pedido de revisão do processo.

Como ocorre a coleta de dados se houver contratação/pagamento
antecipado da mídia (veiculação)?

O PI faturado, emitido para contratação/pagamento antecipado, não deve ser considerado pelo sistema da agência. O sistema deve considerar somente o PI de cada período (mês) da veiculação que, por sua vez e necessariamente, deve ter o valor referente a este período (mês) e, claro, vinculado ao PI faturado (identificado por recursos específicos de cada sistema e que devem ser observados no momento da criação do PI, para que os sistemas consigam identificar o que é PI de pagamento antecipado e o que é PI de utilização/veiculação). Isto se dá em razão das apurações serem referentes ao período/mês de veiculação, e não de pagamento. Todas as agências que integram o CENP-Meios, como suas respectivas software houses receberam instruções detalhadas a este respeito. Mais informações envie e-mail para cenpmeios@cenp.com.br

O Sistema CENP-Meios coletará dados da
remuneração da Agência?

Não é coletado nenhum dado de remuneração da Agência. Com base na receita de mídia anual (obtida com base nos valores líquidos de mídia faturados), referência aprovada pelo Conselho Superior para o enquadramento das agências em grupos técnicos, a própria Agência informa a qual grupo técnico pertence. Esta informação é verificada com apoio do sistema CENP-Meios que, de forma automatizada, faz os cálculos parametrizados conforme as normas, informando a que grupo técnico determinada agência pertence, sem qualquer informação de valor, tornando ainda mais segura a relação da agência com o CENP.

Há alguma identificação do
cliente ou campanha?

Não! Nem de Anunciantes, nem de campanhas ou mesmo de Veículos. Os dados são totalizados por meio e mercado (praça), conforme previsto nos filtros acima, não havendo envio de nenhuma outra informação.

Qual o impacto interno/administrativo e técnico
para as Agências?

O processo é simples e conta com o apoio e empenho das empresas de sistemas (software houses) que atendem as agências e de suas respectivas áreas de TI. Em relação aos critérios de classificação técnica das Agências certificadas para os compromissos do Anexo A das Normas e Resolução 002/19 (Compromissos com Pesquisa), é considerada a receita de mídia², obtida a partir dos metadados coletados pelo CENP-Meios.

O sistema
CENP-Meios é seguro?

Foram adotadas as seguintes medidas de segurança:

(1) O sistema funciona em servidor do CENP, isoladamente, sem possibilidade de acesso externo ou com outros softwares;
(2) Os arquivos e seu trânsito (sistema a sistema) são criptografados de ponta a ponta, sem intervenção nenhuma;
(3) A análise de integridade e segurança do sistema foi realizado pela KPMG, com testes e retestes;
(4) O sistema pode ser auditado por terceiros interessados, desde que arquem com os respectivos custos;
(5) O acesso somente será realizado por colaborador(es) com compromisso de confidencialidade;

Porque se sustenta em premissas/pilares de
confidencialidade e segurança:

1) Os dados são enviados pelo sistema da agência já totalizados. Nenhum dado individualizado de PI é enviado, assim como não há qualquer “intervenção” e/ou “ingerência” do sistema CENP-Meios no sistema da agência – é ela quem alimenta o CENP-Meios;
2) Quando o CENP-Meios recebe os dados “ok”, os consolida com os de outras agências, impedindo qualquer visualização particular. Se não estiver ok, ele volta para agência de origem para verificação e correção;
3) Utiliza servidor próprio e isolado localmente, sem portas de acesso externo ou de outros softwares;
4) O trânsito dos arquivos são todos criptografados e automatizados;
5) KPMG verificou a integridade do sistema e todas recomendações foram cumpridas;
6) Eventual acesso somente só é realizado por colaborador(es) mediante compromisso de confidencialidade.

Quais são os passos que a Agência certificada deve adotar para
integrar/contribuir com CENP-Meios?

1) Indicar por e-mail o nome do profissional na agência, responsável pelas tratativas com o CENP, para os assuntos relacionados à implantação do CENP-Meios;
2) Entrar em contato com sua software house para atualização do seu sistema;
3) Enviar e-mail ao CENP solicitando os dados para parametrização do sistema CENP-Meios (login e senha);
4) Enviar, via sistema, as informações da compra de mídia faturada.